Translate

sábado, 17 de abril de 2010

[COM] PAPAS NA LÍNGUA

Astral Cósmico: Mercúrio retrógrado em Touro [de 18 abril a 11 maio]

Ui! Melhor falar um pouco do que Mercúrio pode aprontar nas próximas três semanas. Na verdade, eu preferiria até não mencionar nada agora, qualquer palavra descuidada e... as interpretações podem sair bem distorcidas! É exatamente isso que Mercúrio retrógrado quer: complicar a comunicação das pessoas.

É bem recomendável estar atento a tudo que se fala, que se ouve e a qualquer palavrinha que se escreve. Primeiro porque, quando um planeta fica retrógrado no céu, isso implica em uma reavaliação de toda a simbologia representada por ele. No caso, é a vez de Mercúrio, o planeta que simboliza a dinâmica comunicação da vida e das pessoas, a troca de informações e coisas, a escrita, as conversas e a burocracia básica de cada dia. Tudo isso deve ficar bastante enrolado nos próximos 23 dias.

O deus grego Hermes é o mesmo que os romanos chamavam de Mercúrio, na mitologia grega ele era conhecido como "o enganador" do Olimpo. Sua função básica era manter a comunicação entre os deuses, nos diversos reinos [céus e terra, mares e submundo]. Nesse leva e traz, as historinhas que Hermes contava não costumavam ser assim tão fiéis à verdade. Então, em se tratando de Mercúrio-Hermes, ninguém pode dar muita confiança. Mais ainda agora, que está retrógrado! É como se ele estivesse "autorizado" a aprontar com maior frequência, deixando as trocas e diálogos bem confusos na vida de todo mundo.

Claro que o arquétipo de Mercúrio funciona no nível de Inconsciente Coletivo [assim como os outros planetas na Astrologia], captamos somente de forma prática, mas não de forma consciente. Posso exemplificar aqui como observei a atuação de Mercúrio nas últimas vezes que esteve retrógrado.

O que vejo com mais frequência são os mal-entendidos. Muitos. Você acha que está sendo claro, objetivo e simples na escolha de suas palavras [ledo engano!], só que a outra pessoa capta a mensagem toda distorcida. Depois cada um tem que se explicar de novo, remendar o que já tinha dito e, quem sabe, conseguir entrar em um entendimento sobre o assunto. Observei isso sempre nas conversas com pessoas de meu convívio, amigos e colegas próximos.

Outra questão diz respeito aos estudos, aulas, leituras, aprendizado, tudo precisa de muito mais esforço e dedicação para que seja assimilado. Na maioria das vezes, é preciso repetir a leitura, explicação [se for aula] ou a escrita, a fim de que o resultado saia satisfatório. Provavelmente, será necessário várias revisões de um trabalho [artigo, monografia, dissertação, tese, etc.]. Pode ser também que, depois que passar o período de Mercúrio retrógrado, fique mais claro quais partes devem ser revistas no trabalho ou haja mudança de alguns pontos de vista.

Mais situações que pude observar uma maior incidência: problemas no envio de emails e mensagens de celular, ligações erradas, transferências bancárias incorretas [tanto nos valores quanto nos destinos], correspondências que retornam ou se perdem, planos e ideias [pessoais e profissionais] que não vão pra frente... Enfim, tudo que mexe com a lógica do dia-a-dia e das comunicações.

Mas acredito também que Mercúrio não seja assim tão cruel. Pelo menos uma coisa de bom pude concluir das minhas próprias experiências com Mercúrio retrógrado: como as coisas realmente saem errado nesse período, nos acostumamos a revisar e ter mais cuidado com o que falamos e fazemos. Por fim, pode até ser que um insight venha como "recompensa" pela disciplina na troca de ideias. Eu já experimentei isso. Depois de muito ler um certo texto [e não "cair a ficha" sobre o assunto], de repente tive um excelente insight, que ampliou meu entendimento sobre um tema complexo no qual estava estudando.

Quem mais se sente afetado pelas travessuras de Mercúrio retrógrado são aquelas pessoas que possuem ênfase dos signos de Gêmeos e Virgem [ambos regidos por esse planeta] no Mapa Natal. Essas pessoas costumam ser naturalmente meticulosas e racionais, mas agora estas características precisam ser ainda mais utilizadas a fim de lidar construtivamente com a retrogradação de Mercúrio.

Bom, devo logo avisar... Minhas experiências com Mercúrio retrógrado não são das melhores, embora possa tirar algo positivo da fase. Já estou cautelosa com o que vou escrever aqui durante as próximas semanas, mas de qualquer forma, devo publicar alguma coisa. Desde já, peço perdão por qualquer equívoco [futuro] da minha parte. Pra dizer a verdade, a culpa é toda de Mercúrio...

7 comentários:

  1. .

    eita, ja ta rolando isso ae na geral, viu!
    medo.com/naotenhadr

    .

    ResponderExcluir
  2. Pois é, né.... Mercúrio não merece confiança!

    Todo cuidado é pouco, viu...

    ResponderExcluir
  3. "Mas acredito também que Mercúrio não seja assim tão cruel."
    Tão bom perceber/sentir e dialogar com os astros de maneira sábia e positiva... mesmo em se tratando de mercúrio ou saturno (rs), ou qualquer um desses danadinhos do céu... a Vida é sempre um presente!

    ResponderExcluir
  4. Sim, a Vida é um presente!

    E o livre arbítrio sempre existe, para que possamos descobrir uma forma mais leve [e autêntica] de vivenciar cada vibração que o Céu nos envia [mesmo que sejam desafiadoras].

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Poderíamos dizer que Mercúrio, quando retrógrado, fica igual ao nosso antigo Chacrinha: "Eu vim para confundir, não para explicar."

    Mas talvez até a confusão tenha sua função no universo...

    Ou não?

    ResponderExcluir
  6. Boa comparação :)

    De fato, tudo no Universo tem sua importância e função, para a Astrologia isso não é diferente.

    Quando um planeta fica retrógrado em sua órbita aparente, sua simbologia entra em processo de revisão e todos que vivemos no planeta Terra somos incentivados a questionar nossas condutas em relação ao arquétipo representado pelo planeta. No caso de Mercúrio, temos que observar atentamente o modo como nos comunicamos.

    Os eventos relacionados a Mercúrio [tudo que envolve a troca de informações ou coisas] tende a se manifestar de forma confusa, imprecisa ou ambígua. Justamente porque, dessa forma, somos obrigados a parar e pensar, repensar e questionar aquilo que está sendo transmitido.

    E por que precisamos fazer essa revisão?

    Na verdade, o verdadeiro aprendizado se dá não para aquele que nunca erra, mas para os que se dispõem a consertar seus erros. E quando nos deparamos com situações confusas, típicas de Mercúrio retrógrado, o aprendizado é decorrente da revisão daquilo que a princípio foi feito de modo impreciso, mas que posteriormente foi explicado e corrigido.

    ResponderExcluir
  7. Sabe, Clarissa...

    Acho que Mercúrio não confunde à toa.

    Ele quer testar a gente.

    Testar até onde vamos.

    Se nossos interesses são genuínos.

    Se nós estamos sendo verdadeiros, conosco mesmos e com o mundo.

    E se falharmos, teremos de esperar uma outra oportunidade astrológica.

    ResponderExcluir