A meu ver, não há nada mais nobre e simples do que a água. Um elemento que está diretamente associado à vida. Onde há água, certamente haverá vida.
Sutil, a água absorve e dilui aquilo que toca.
Flexível, toma a forma de espaço que a envolve.
|
nascentes e riachos - Água vinculada ao simbolismo de Câncer |
Esse elemento corresponde simbolicamente ao universo das emoções e sentimentos. Da conexão com o que há de mais profundo e subjetivo na vida. Um contato com a nossa alma, com a nossa essência.
Na Astrologia, os elementos apontam como é o temperamento dos signos. Câncer, Escorpião e Peixes são os signos aquáticos e, em níveis diferentes, expressam a natureza da Água em suas variadas manifestações.
|
noite de lua cheia na praia |
Câncer é o signo regido pela Lua, satélite da Terra e astro mais próximo a nós. Já é de conhecimento popular a relação das fases da Lua com o movimento das marés, com os humores da natureza e dos animais. Assim como existe uma correspondência simbólica entre a Lua e a forma como as pessoas interagem no meio social.
Na Lua Cheia é comum encontrar mais gente nas ruas, festas, bares e em reuniões informais. É o momento em que as situações chegam a um ponto de realização e exposição. Na Lua Nova iniciamos algo de modo meio inconsciente, mas que após algum tempo percebemos realmente para quê aquilo foi feito. Os Quartos Crescente e Minguante pontuam processos de desafios e questionamentos [externos e internos, respectivamente] em relação àquilo que estamos envolvidos.
Enfim, de uma forma inconsciente, acompanhamos os ciclos da Lua através de nosso corpo e emoções, mas nem sequer nos damos conta disso. E é justamente por ser inconsciente que ela se faz tão presente na nossa realidade prática.
|
pântanos - a Água em Escorpião |
Os outros signos de Água, Escorpião e Peixes, são tão ligados às emoções quanto Câncer, mas de modos diferentes. Enquanto Câncer se mostra suave como as nascentes, córregos e espelhos d`água, Escorpião se apresenta mais denso, fazendo associação com as àguas profundas ou estagnadas da natureza [como os pântanos]. Sua manifestação emocional está vinculada aos relacionamentos e às emoções complexas da natureza humana.
O elemento Água do signo de Escorpião está relacionado às turbulências emocionais da paixão e da relação sexual. Como uma derivação dos processos inconscientes profundos da psique humana, que foram originados na infância e na relação com os pais. São componentes da mente que temos pouco domínio, mas que somos pegos de surpresa sempre que acionados por algum evento na vida prática.
|
peixinhos ao mar |
Na natureza, o signo de Peixes nos traz a associação com os gigantescos volumes de água que encontramos nos oceanos. A sensação de "infinito" que eles trazem está vinculada ao simbolismo de Peixes, já que este signo representa a ligação inconsciente que possuímos com o Todo. Uma conexão com o sentimento de completude, de Deus, de "infinito".
Um mergulho no oceano certamente é uma experiência arriscada, pois um mundo novo se esconde ali. Números incalculáveis de espécies de animais coabitam num único meio: a água. Seres minúsculos dividem espaço com gigantescas criaturas. Nada mais assustador, mas que nos remete ao mundo inconsciente escondido na psique humana. Através do simbolismo de Peixes, sabemos que existe na vida algo intangível e que pode nos arrasar, assim como pode nos trazer uma paz parecida com um mergulho tranquilo no mar.
|
oceanos - a Água associada ao signo de Peixes |
É interessante perceber como a natureza se une ao simbolismo da psique humana. Observar uma manifestação do mundo natural nos conecta ao que há de subjetivo nessa manifestação. São os dois lados de um mesmo símbolo, imagem ou conteúdo. Seja na vida manifesta, seja no mundo inconsciente e sutil da psique, o elemento Água se faz presente na associação que temos com o intangível.