Translate

domingo, 2 de outubro de 2011

PARA EQUILIBRAR É PRECISO DIVIDIR

Um dos aprendizados mais importantes para este momento envolve o significado do signo de Libra. Representando o ponto que divide ao meio a sequência de signos do zodíaco, Libra também é conhecido como a Balança. Se quisermos escolher uma palavra que defina seu simbolismo, podemos dizer que “equilíbrio” é a palavra-chave para Libra. É a justa medida que equilibra os dois pratos da balança. Dentre outros significados, este signo fala da importância de olhar para o outro como um reflexo de si mesmo.
 
A busca pelo caminho do meio faz de Libra o signo mais associado à justiça e à capacidade de analisar as diversas perspectivas de um mesmo acontecimento. Já quando observamos a dinâmica dos librianos, percebemos que sua vida de modo geral gira em torno dos relacionamentos afetivos e das parcerias. Seja no trabalho, amor ou amizade, os librianos se sentem mais completos junto a alguém com quem se identificam e podem compartilhar sua vida.
 
Neste momento, o simbolismo que Libra representa está sendo mais solicitado de cada um de nós, assim como os pontos fracos do signo precisam ser corrigidos em nossa conduta. É inevitável que os relacionamentos sejam questionados agora, pois só assim podemos descobrir quais são realmente significativos e quais são desnecessários em nossa vida. Este é um momento de analisar nossas prioridades e o quanto isso afeta outras pessoas, descobrindo até que ponto devemos ceder.

Por outro lado, Libra pode escorregar na superficialidade ao buscar sempre agradar aqueles que estã
o perto. Quando os librianos evitam a discórdia para manter a harmonia a todo custo, acabam gerando um círculo vicioso difícil de manter. Abrir mão do seu ponto de vista ou de suas necessidades em prol do bem comum pode chegar a um extremo desagradável, em que a solução é desistir de tudo.

 
Libra diz que o amor equilibra e para equilibrar é preciso dividir, em dois. O eu se vê refletido no outro, porque é capaz de abrir mão de si mesmo e ver que o outro está dentro de si. Como um reflexo no espelho. Mas também aqui é preciso saber julgar, pois ambos os lados devem ser beneficiados, senão perde o equilíbrio da balança.
 
Saber o momento certo de recuar ou avançar, de dar a vez ao outro e também de se posicionar sem ofender, são sinais de que estamos nos aprimorando na arte de se relacionar. A maior lição que este signo traz é a descoberta de que relação é troca, é compartilhar com o outro aquilo que desejamos de melhor para nós mesmos.

 
Como representantes do simbolismo do signo, os librianos agora podem se sentir impelidos a cultivar hábitos que não estavam muito acostumados a ter, como decidir o rumo de sua própria vida ou cortar relacionamentos insatisfatórios. Outros podem sentir que toda sua estrutura de vida está de pernas pro ar e que é hora de ser radical. Mas em essência, este momento tem o propósito de fazer que todos os librianos encontrem em si uma força que os permita encarar os desafios que venham a surgir daqui em diante. Descobrindo que podem ser mais íntegros consigo mesmos e melhores companheiros para aqueles que merecem estar a seu lado.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

UM MUNDO EM TRANSIÇÃO



 
VI CIRCUITO NACIONAL DE ASTROLOGIA

DATA: 1º de outubro de 2011
DURAÇÃO: de 13h às 19h
LOCAL: Mareiro Hotel
ENDEREÇO: Av. Beira Mar, 2380
ENTRADA: 1kg de alimento
[ou doações para o Lar Torres de Melo]
INSCRIÇÕES: regional.ce@gmail.com
MAIS INFORMAÇÕES: cnastrologia.org.br


Programação:

13h - Abertura do Evento - Coordenadoras da CNA Regional Ceará
Andréa Maluf - Coordenadora da CNA Regional Ceará
Clarissa Maia - Coordenadora Adjunta da CNA Regional Ceará

13h30 – ¨ASTROLOGIA E ANTROPOLOGIA: a contribuição da Etnografia como instrumento de pesquisa astrológica, um caminho possível.¨ Questiona-se até a atualidade em que campo ou segmento a astrologia se insere: ciência, misticismo, esoterismo, dentre outros. Nesse sentido, a palestra de Roxane Sales visa demonstrar como os estudos antropológicos permitem uma leitura deste saber milenar, através da construção de uma etnografia da astrologia, no qual considera-se os diversos campos. Enquanto ferramenta de intervenção, será considerado o conceito de “eficácia simbólica” de Lévi-Strauss, o qual retira a astrologia de dentro dos aprisionantes paradigmas e rótulos da biomedicina cartesiana, possibilitando que astrologia seja estudada dentro dos parâmetros da pesquisa qualitativa.
Roxane Mangueira Sales é astróloga, psicóloga Junguiana, mestranda em Saúde Coletiva, participante do grupo de pesquisa “Humanização dos Cuidados” coordenado pela Antropóloga Marilyn Kay, Nations CNPQ em parceria com Havard. É formada em Arteterapia e Psicologia Transpessoal.

14h10 - Intervalo: 5min para perguntas e 5min para troca de palestrante

14h20 -  "LUA E SATURNO - a síndrome dos 27 anos". A palestra tem como base a relação de prazer/gozo e realidade na interação entre Astrologia e Psicanálise. Será analisada esta relação através dos mapas de artistas como Amy Winehouse e Kurt Cobain. ¨
Luiz Roberto Delvaux de Matos é astrólogo, psicólogo e psicanalista, atua há 22 anos na área astrológica.

15h - Intervalo: 5min para perguntas e 5min para troca de palestrante

15h10 - ¨ASTROLOGIA MÉDICA E SAÚDE MENTAL: astrologia, uma possibilidade de diagnóstico e intervenção¨. A astróloga Andréa Maluf apresenta sua pesquisa clínica realizada em pacientes acompanhados durante um ano em regime ambulatorial em uma unidade SUS, com diagnóstico de Depressão CID 10 - F33.0 - 33.9.
Andréa Maluf é astróloga, farmacêutica e Iniciada na OKR+C - Ordem Kabalística da Rosacruz. Reúne mais de 15 anos de prática em astrologia, dedicando-se também à área de atenção farmacêutica em saúde mental. É facilitadora do evento Noites Astrológicas, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, desde 1999 e atual Coordenadora da Regional CNA Ceará.

15h50 -  Intervalo: 5min para perguntas e 5min para troca de palestrante

16h - Intervalo (30min)

16h30 - ¨O IMPACTO DOS ECLIPSES NO DESTINO PESSOAL: uma introdução sobre Nodos Lunares, eclipses e o caso Amy Winehouse¨. A astróloga Clarissa Maia apresenta a importância de observar a atuação dos eclipses na interpretação do Mapa Astral, como um catalizador do destino pessoal (simbolizado pelos Nodos Lunares do Mapa Natal).
Clarissa Maia é astróloga e estuda os processos evolutivos na simbologia astrológica, com enfoque na interpretação de Nodos Lunares. A experiência de 8 anos trabalhando com astrologia cármica está vinculada ao estudo em Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung. Assina a coluna de astrologia da revista Up! Women e o blog astrológico sincroniastral.blogspot.com e é atual coordenadora adjunta da Regional CNA Ceará.

17h10 - Intervalo: 5min para perguntas e 5min para troca de palestrante

17h20 - ¨A MAGIA ASTROLÓGICA - o princípio de correspondência: assim como é em cima é embaixo", um dos sete Princípios da Verdade, inscritos na Tábua de Esmeralda de Hermes Trimegistus, revela a relação entre o universo macrocósmico (externo) e o universo microcósmico (dentro de nós).  A astrologia é um dos aspectos da Tradição Hermetista, mas ela não limita ao contexto oracular; há um aspecto ativo, a Magia Astrológica, que nos permite entrar em contato com as verdadeiras Potências que fazem com que a astrologia funcione, as Divindades Imortais.
Raul Moreira é engenheiro, sacerdote da Eclésia Ogdoádica (Aurum Solis), Mestre Maçom e Iniciado na organização OKR+C - Ordem Kabalística da Rosacruz.

18h - Intervalo: 5min para perguntas e 5min para troca de palestrante

18h10 - ¨ASTROLOGIA E CABALA - trabalhando com as energias planetárias¨. O presente trabalho visa apresentar um estudo das conexões que ligam a astrologia e a Cabala e como os iniciados do passado desenvolveram um trabalho prático e operativo em torno destas ciências herméticas, com a finalidade de utilizar as energias planetárias para estabelecer uma vida mais harmoniosa e realizada no ser humano. Muitas vezes chamada de ¨astrosofia¨, esta sabedoria antiga constitui a jóia de ouro de muitas organizações esotéricas importantes.
Raul Tessius Soares é delegado de Polícia Civil do Estado do Ceará, bacharel em Direito, iniciado nas organizações OKR+C - Ordem Kabalística da Rosacruz, AMORC – Antiga e Mística Ordem da Rosacruz (12° grau), Tradicional Ordem Martinista e Maçonaria.

18h50 - Intervalo: 5min para perguntas e 5min para troca de palestrante

19h - Encerramento do Evento - Coordenadoras da CNA Regional Ceará
Andréa Maluf - Coordenadora da CNA Regional Ceará
Clarissa Maia - Coordenadora Adjunta da CNA Regional Ceará

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

EXPANSÃO E CONTRAÇÃO

É importante compreender que existe na Vida uma dinâmica de expansão e contração. Nada é completamente bom ou ruim, fácil ou difícil, são somente processos diferentes que trazem avanço ou recuo. Mas que juntos tem a finalidade de promover a evolução e crescimento pleno de tudo que existe. 

Neste comentário, o astrólogo Antonio Carlos Bola Harres fala do processo de contração que pode ser associado ao trânsito dos planetas retrógrados. Neste momento, com Mercúrio, Urano, Netuno e Plutão em movimento aparente retrógrado no céu, podemos refletir sobre como lidar melhor com esse processo de revisão do significado de tais planetas.
 
"Retrógrado pode ser um símbolo do que se contrai, tal precisamos recuar o balanço para que ele ganhe amplitude em sua oscilação. O recuo na esgrima, pode atrair o adversário ao avanço que pode lhe expor à estocada fatal. Sem a contração do útero para gerar a expulsão, nenhuma criança veria a luz. Sístoles e diástoles são igualmente necessárias para que sangue circule. Na respiração, a expiração alivia a tensão da plenitude que a inspiração impõe e esta, libera da angústia do esvaziamento e da falta. Assim, devemos valorizar igualmente a expansão e a contração, o direto e o retrógrado, pois são movimentos do ciclo da vida, que tende sempre a esvaziar o pleno e encher o vazio, conforme a Lua nos recorda em suas fases, mensalmente."
 
Antonio Carlos Bola Harres

domingo, 3 de abril de 2011

PENSAR EM SI NÃO QUER DIZER PENSAR SÓ EM SI

Para entender o funcionamento da Astrologia, devemos ter em mente que os astros no céu representam nada mais do que uma imagem, que possui um conteúdo simbólico associado à vida prática. Dessa forma, podemos olhar para o simbolismo dos astros e relacioná-los à nossa vida, sem precisar responsabilizar um ou outro planeta por aquilo que acontece.

Na verdade, eles só estão espelhando fora o que já existe dentro de nós, mesmo que de forma inconsciente. Tendo
em mente essa ideia, podemos observar e decodificar o que o símbolo de cada astro nos traz.

Nesse processo de observação e descobertas, nos deparamos com algumas figuras inusitadas, como a configuração que está se mostrando no céu no primeiro semestre de 2011.
 
Um agrupamento de seis astros em um mesmo signo (Áries) se opõe a um único planeta no signo oposto (Libra), formando uma imagem parecida com um leque. (Sabe aqueles que toda avó tem um guardado? Não por acaso, agora eles estão voltando com tudo na moda!)
 
Além disso, os signos Áries e Libra simbolizam pontos de mutação na natureza. O que significa que tanta ênfase nessa polaridade traz à tona uma oportunidade de promovermos guinadas em nossa vida.
 
O enfoque em Áries nos mostra que existe um forte incentivo à atitude e afirmação de quem se é. Com a energia desse signo, ficamos impregnados com a sensação de que, acreditando na própria estrela, chegamos a todas as conquistas desejadas.
 
Áries deixa no ar um sentimento de fé em si mesmo e confiança de que, no fim, tudo termina bem. Agir com base nas próprias ideias e impulsos parece ser a melhor (ou a única) solução para qualquer questão. Isso faz com que o clima de competitividade aumente consideravelmente, pois todo mundo fica querendo afirmar o próprio ego, ser o melhor.

Por outro lado (enfim, para tudo existe um outro lado), não podemos nos esquecer de que Libra está no extremo oposto, nos desafiando a olhar para quem está próximo. Libra é o signo dos relacionamentos por excelência e sua participação aqui nos lembra que, pensar por si é muito bom, mas isso não significa pensar só em si mesmo.
 
Há a necessidade de cuidado com os relacionamentos. Nesse momento, não é hora de ser leviano ou ter caprichos infantis. Ou seja, fazer só o que se quer, do jeito e na hora que se quer, sem prestar atenção ao quanto isso afeta outras pessoas, pode ser fatal. As relações importantes tendem a sofrer abalos inesperados, enquanto relacionamentos frágeis podem se romper pelos mínimos motivos.

O mais interessante dessa configuração é que nela existe a possibilidade de troca e crescimento para as pessoas envolvidas. A essência deste momento mostra que, ao compartilhar com o outro o que para você é importante, contribui para o progresso de todos e da relação em si.

Como na Astrologia observamos o símbolo para interpretá-lo na vida, é fácil deduzir que a imagem formada pelos astros agora nos traz uma charada. Vejamos que o leque é um acessório simples e elegante, que serve para nos abanar no calor. Claro, devemos usá-lo sim, mas com cuidado. Para não exagerar e acabar abanando demais nosso próprio ego.
 

sexta-feira, 18 de março de 2011

AS SEMENTES DE UM NOVO TEMPO



I Encontro Nacional de Astrologia da CNA

data
: 26 e 27.03.2011

horário: das 11:00 às 18:00
cidade: São Paulo
endereço: Livraria Cultura
do Shopping Villa Lobos –
Av. Nações Unidas, 4777
Entrada GRATUITA

Programação:


SÁBADO, 26 de março de 2011
 
11h00m – PAINEL “ASTROLOGIA: MANUAL DE INSTRUÇÕES”

1. Palestrante : Adriane Fayet (PR)
Título da palestra: Conectados desconectados
Sinopse : A astrologia pode ser uma ferramenta para nos conectarmos à vontade do céu. Qual é o tempo do céu e o que podemos escolher.

2. Palestrante: Alexey Dodsworth (SP)
Título da palestra: Astrologia, astronomia e a polêmica da mudança dos signos
Sinopse: Algumas autoridades da ciência oficial realizam constantes críticas contra a Astrologia. O que faz sentido e o que não faz sentido nestas manifestações. O que é “signo astrológico”.

12h00m – Intervalo para almoço

13h30m -  PAINEL “ASTROLOGIA CONTEMPORÂNEA”

1. Palestrante: Eduardo Loureiro Jr. (Distrito Federal)
Título: Era uma vez um quincunce e foram felizes para sextil — uma astrodramaturgia dos aspectos.
Sinopse: Os aspectos, em astrologia, indicam a distância angular entre os planetas, expressando a relação que os planetas têm uns com os outros em determinado momento. A presente palestra mostrará como essa distância/relação pode ser interpretada em termos de uma sequência dramática similar à que encontramos em peças, filmes e livros.

2. Palestrantes: Vanessa Guazzelli e Fabiana Pizetta (Rio Grande do Sul)
Título: Lua Negra – princípios para interpretação e trânsito atual
Sinopse: Abordaremos os princípios que fundamentam nossa interpretação da Lua Negra em mapa natal e em trânsito, trazendo alguns exemplos e observando sua posição atual no céu, em consideração à entrada de Urano em Áries e de Netuno em Peixes.

14h30m – PAINEL “ASTROLOGIA E RECURSOS TERAPÊUTICOS”

1. Palestrante : Mônica Laudares (MG)
Título: Plutão em Capricórnio, no consultório
Sinopse: Uma reflexão de como lidamos com a perda do poder, status, separações e superações, experiências humanas arquetípicas. Relatos e depoimentos de casos em um consultório de psicologia e astrologia sobre o efeito transformador do sofrimento. Como será o caminho para a cura, já que muitas vezes o sofrimento é um grande enigma?

2. Palestrante: Andrea Maluf (CE)
Título: Astrologia médica e saúde mental
Sinopse: Astrologia, possível indicador terapêutico?

15h30m – Intervalo

15h45m – PAINEL “ASTROLOGIA, DINÂMICAS PSICOLÓGICAS E ESPIRITUAIS”

1. Palestrante: Gicele Alakija (BA)
Título: O mapa astrológico na terapia de regressão a vidas passadas
Sinopse:  Relato de experiências de consultório:  o uso do mapa astrológico nas diversas etapas da terapia; comparação entre padrões cármicos evidenciados no mapa natal de pacientes e suas histórias de vidas passadas relativas a esses padrões; o uso de trânsitos e revoluções solares como ”pontes” no processo para realizar mudanças na vida atual.

2. Palestrante: Rodrigo Araês C. Farias
Título: Análise de um caso de mapa familiar, por casas derivadas.
Sinopse: A partir do mapa da Matriarca de uma família de 14 filhos, 28 netos, e demais agregados, mostrar que o método de casas derivadas pode funcionar como um indicador astrológico de constelação familiar. Estudo de similaridades e complementos familiares.

16h45 – PAINEL “ASTROLOGIA TRADICIONAL”

1. Palestrante: Rodolfo Veronese (Rio de Janeiro)
Título: As Grandes Conjunções
Sinopse: Uma exposição das técnicas de Astrologia Mundial da era Medieval e suas questões técnicas e político-religiosas.

2. Palestrante: Guy Taillade (Ceará)
Título: Astrologia tradicional e a distinção entre profissão, carreira, trabalho e vocação.
Sinopse: Profissão e vocação são termos aparentemente sinônimos, mas que na realidade diferem entre si. O que significam de fato? Como podemos identificar e diferenciar profissão de vocação numa carta astrológica, segundo a Astrologia Tradicional?

17h45m – Cerimônia de Transição da Diretoria da Central Nacional de Astrologia

 
DOMINGO, 27 de março de 2011
14h00m – PAINEL “ASTROLOGIA POLÍTICA”

1. Palestrante: Mauricio Bernis (SP)
Título: O Governo Dilma e o Brasil em 2011 – Economia, Negócios e Política
Sinopse: Uma visão astrológica das possibilidades de negócios e investimentos e da economia brasileira e mundial.

2. Palestrante: Carlos Dum (Venezuela)
Título: O verdadeiro mapa de Hugo Chávez
Sinopse: Diversos sites de Astrologia divulgam mapas astrológicos contraditórios para Hugo Chávez. Nesta palestra, você terá acesso a uma análise do perfil do presidente da Venezuela, de acordo com seu verdadeiro horário de nascimento, fornecido por sua própria mãe.

15h00m – PAINEL “ASTROLOGIA E SOCIEDADE”

1. Lydia Vainer (SC)
Título: A trajetória  dos planetas lentos e comportamento das gerações
Sinopse: O tema versa sobre a mudança de enfoque social, cultural e comportamental de cada geração e sua relação com as mudanças de signos de Plutão, Urano e Netuno. A  analise será feita a partir  de um estudo histórico desde o final do século 19 até os dias de hoje.

2. Palestrante: Maurice Jacoel (DF)
Título: O ciclo do planeta Urano, em relação à história do Brasil e ao novo Governo.
Sinopse: Uma reflexão sobre o trânsito de Urano em Áries na história brasileira e sua importância no novo governo.

16h00m – Intervalo

16h15m – PAINEL “ASTROLOGIA E RELAÇÕES HUMANAS”

1. Palestrante: Giane Portal (RS)
Título: A Entrada de Urano em Áries e os Relacionamentos
Sinopse:  Que transformações nas maneiras de se relacionar vêm por aí? A configuração celeste atual sob ponto de vista das relações humanas, no aspecto social e pessoal.

2. Palestrante: Titi Vidal (SP)
Título: Olhando para si mesmo para olhar para o outro – Como se relacionar melhor conhecendo o próprio mapa natal.
Sinopse: Neste momento astrológico, não podemos mais jogar a responsabilidade pela felicidade e pelo sucesso da relação no outro. A proposta é mostrar a importância da análise do mapa natal como um todo sob a perspectiva dos relacionamentos.

17h15m – PAINEL “ASTROLOGIA: TIRE SUAS DÚVIDAS”

Mesa redonda com todos os participantes do evento para uma interação com o público. Perguntas serão selecionadas de acordo com sua relevância e dirigidas (ou não) a palestrantes específicos.

17h50m – ENCERRAMENTO

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

TRAZENDO NOVOS ARES


Aos que possuem maior ligação com os signos do elemento Ar: Gêmeos, Libra e Aquário. Como referência de seu movimento na vida.



"O elemento Ar é a energia vital que tem sido relacionada com a respiração ou com aquilo que os iogues chamam de "prana". O domínio do Ar é o mundo das ideias arquetípicas, que estão atrás do véu físico, da energia cósmica convertida em padrões de pensamento específicos. Está associado a linhas geométricas de força que funcionam através da mente, à energia que modela os padrões das coisas que virão."


Stephen Arroyo
[Astrologia, Psicologia e os Quatro Elementos]

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

TEMPO DE CHUVA

“O choro é como a chuva: 
às vezes suave, às vezes violenta, 
mas sempre essencial à vida na terra. 
Assim como sem chuva uma terra torna-se abrasada e ressequida, 
sem lágrimas a vida transforma-se num deserto."
Alexander Lowen
A água também está presente em momentos de dor. Aliás, é através dela que percebemos uma manifestação não verbal da alma, da vida. As lágrimas são a resposta mais profunda de uma alma que se sente tocada pela dor [ou pela alegria]. Quando as palavras faltam, vem o choro. Delicado ou violento, nele a emoção transborda. A água transborda.


Na natureza não é diferente. O choro vem em forma de chuva. Sentimos uma necessidade de recolhimento. Esse é o convite que a chuva nos traz. Se enfrentamos um temporal, ficamos encharcados pela emoção da natureza. Imobilizados, fragilizados. É preciso nos recompor. Mas se respeitamos esse momento, descobrimos na introspecção respostas inesperadas. Como um arco-íris depois da chuva. Um presente.
"Depois de uma tempestade,
 o céu recém-lavado é claro 
e o mundo dá a impressão de estar em paz. 
Infelizmente, porém, nos seres humanos 
as tempestades emocionais 
raramente limpam por completo o ar."

Alexander Lowen
[A Espiritualidade do Corpo]

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

MUNDO DAS ÁGUAS

A meu ver, não há nada mais nobre e simples do que a água. Um elemento que está diretamente associado à vida. Onde há água, certamente haverá vida.

Sutil, a água absorve e dilui aquilo que toca.

Flexível, toma a forma de espaço que a envolve.


nascentes e riachos - Água vinculada ao simbolismo de Câncer
Esse elemento corresponde simbolicamente ao universo das emoções e sentimentos. Da conexão com o que há de mais profundo e subjetivo na vida. Um contato com a nossa alma, com a nossa essência.
 
Na Astrologia, os elementos apontam como é o temperamento dos signos. Câncer, Escorpião e Peixes são os signos aquáticos e, em níveis diferentes, expressam a natureza da Água em suas variadas manifestações.
 
noite de lua cheia na praia
Câncer é o signo regido pela Lua, satélite da Terra e astro mais próximo a nós. Já é de conhecimento popular a relação das fases da Lua com o movimento das marés, com os humores da natureza e dos animais. Assim como existe uma correspondência simbólica entre a Lua e a forma como as pessoas interagem no meio social.

Na Lua Cheia é comum encontrar mais gente nas ruas, festas, bares e em reuniões informais. É o momento em que as situações chegam a um ponto de realização e exposição. Na Lua Nova iniciamos algo de modo meio inconsciente, mas que após algum tempo percebemos realmente para quê aquilo foi feito. Os Quartos Crescente e Minguante pontuam processos de desafios e questionamentos [externos e internos, respectivamente] em relação àquilo que estamos envolvidos.

Enfim, de uma forma inconsciente, acompanhamos os ciclos da Lua através de nosso corpo e emoções, mas nem sequer nos damos conta disso. E é justamente por ser inconsciente que ela se faz tão presente na nossa realidade prática.
 
pântanos - a Água em Escorpião
Os outros signos de Água, Escorpião e Peixes, são tão ligados às emoções quanto Câncer, mas de modos diferentes. Enquanto Câncer se mostra suave como as nascentes, córregos e espelhos d`água, Escorpião se apresenta mais denso, fazendo associação com as àguas profundas ou estagnadas da natureza [como os pântanos]. Sua manifestação emocional está vinculada aos relacionamentos e às emoções complexas da natureza humana.

O elemento Água do signo de Escorpião está relacionado às turbulências emocionais da paixão e da relação sexual. Como uma derivação dos processos inconscientes profundos da psique humana, que foram originados na infância e na relação com os pais. São componentes da mente que temos pouco domínio, mas que somos pegos de surpresa sempre que acionados por algum evento na vida prática.
 
peixinhos ao mar
Na natureza, o signo de Peixes nos traz a associação com os gigantescos volumes de água que encontramos nos oceanos. A sensação de "infinito" que eles trazem está vinculada ao simbolismo de Peixes, já que este signo representa a ligação inconsciente que possuímos com o Todo. Uma conexão com o sentimento de completude, de Deus, de "infinito".

Um mergulho no oceano certamente é uma experiência arriscada, pois um mundo novo se esconde ali. Números incalculáveis de espécies de animais coabitam num único meio: a água. Seres minúsculos dividem espaço com gigantescas criaturas. Nada mais assustador, mas que nos remete ao mundo inconsciente escondido na psique humana. Através do simbolismo de Peixes, sabemos que existe na vida algo intangível e que pode nos arrasar, assim como pode nos trazer uma paz parecida com um mergulho tranquilo no mar.

oceanos - a Água associada ao signo de Peixes
É interessante perceber como a natureza se une ao simbolismo da psique humana. Observar uma manifestação do mundo natural nos conecta ao que há de subjetivo nessa manifestação. São os dois lados de um mesmo símbolo, imagem ou conteúdo. Seja na vida manifesta, seja no mundo inconsciente e sutil da psique, o elemento Água se faz presente na associação que temos com o intangível.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CONDUTOR UNIVERSAL

Mais uma evidência do simbolismo da Àgua. 

Como o elemento que canaliza intenções, 
pensamentos, sentimentos e emoções.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

SEGUINDO O FLUXO

Àqueles que pertencem a signos do elemento Água: Câncer, Escorpião e Peixes. Para entender melhor sua expressão diante da vida.



"Entre todos os elementos, o Sábio tomaria a água como seu preceptor. A água é submissa, mas conquista tudo. A água extingue o fogo ou, vendo que pode ser derrotada, escapa como vapor e toma nova forma. A água carrega a terra macia ou, quando desafiada pelas rochas, procura um caminho em torno... Satura a atmosfera de modo que o vento morre. A água cede passagem para os obstáculos com uma humildade enganadora, pois nenhum poder pode impedi-la de seguir o seu caminho traçado rumo ao mar.

A água conquista submetendo-se, nunca ataca, mas sempre ganha a última batalha."


John Blofeld 
[The Wheel of Life]

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

AOS MAGOS DAS ESTRELAS


Neste dia em homenagem aos astrólogos, vou deixar aqui uma dica, ou melhor, duas dicas. A primeira é o vídeo da entrevista de Pedro Andrade com a astróloga norte-americana Susan Miller. Breve, mas interessante de ver. A segunda dica é o site dela [para quem gosta de ler em inglês], que tem previsões mensais excelentes para cada signo. Vale dar uma olhada!



Bloguia de NY - Manhattan Connection: com Susan Miller
. Site de Susan Miller: previsões mensais em inglês

Feliz dia dos Astrólogos!

 

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011