"Se deseja minha opinião sobre astrologia, posso dizer-lhe que me interesso há mais de 30 anos por esta atividade específica da mente humana. Como psicólogo, interesso-me sobretudo pela luz especial que o horóscopo lança sobre determinadas complicações do caráter. *Nos casos de um diagnóstico psicológico difícil, procuro muitas vezes um horóscopo para obter um outro ponto de vista, de um ângulo totalmente diferente. Devo dizer que constatei várias vezes que os dados astrológicos elucidaram certos pontos que eu não teria entendido de outra forma.* Com base nesta experiência deduzi que a astrologia é de interesse especial para o psicólogo, uma vez que ela contém uma espécie de experiência psicológica que chamamos "projeção" – isto significa que encontramos os fatos psicológicos como que nas constelações siderais. Disso se originou a idéia de que esses fatores derivavam dos astros, ainda que eles estejam em mera relação de sincronicidade com eles. Acredito que isto seja um fato bem curioso que lança uma luz peculiar sobre a estrutura da mente humana."
Translate
quarta-feira, 13 de agosto de 2025
(Jung rindo da nossa lentidāo em entender o que ele fala..)
CG Jung, em carta ao Prof. Ramanc, de 06/09/1947. Cartas Vol. II, Vozes.
[ via @sidarta_cavalcante - amigo e eterno colaborador deste blog]
sábado, 10 de maio de 2025
O céu espelha a vida…
… e a vida espelha o céu.
.
"Assim em cima como embaixo"
em latim
"Ut supra, ita infra"
.
Visão geral criada por IA para esta frase (vale à pena saber)
A frase "Como acima, assim abaixo" é um princípio hermético que, na prática, significa que existe uma correspondência entre o mundo físico e o mundo espiritual, e entre o macrocosmo (universo) e o microcosmo (o ser humano). Essa frase não é da autoria do Oráculo de Delfos, mas está ligada à sabedoria grega e ao hermetismo, uma tradição mística e filosófica que se desenvolveu a partir da antiguidade clássica.
Elaboração:
O Oráculo de Delfos, um santuário dedicado ao deus Apolo, era um local onde as pessoas buscavam orientação divina sobre diversos assuntos. A famosa frase "Conhece-te a ti mesmo", gravada na entrada do santuário, é uma máxima que enfatiza a importância do autoconhecimento.
A frase "Como acima, assim abaixo" (ou "O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima") expressa a ideia de que o universo e o ser humano são semelhantes, com uma estrutura e um funcionamento semelhantes. A natureza, as leis físicas, as emoções e os pensamentos humanos refletem o funcionamento do universo como um todo.
Essa ideia é frequentemente associada à alquimia e ao hermetismo, que exploram a possibilidade de transformar a matéria e o espírito, usando o conhecimento da natureza como base. A frase é vista como uma chave para compreender a natureza e o próprio ser humano, e para alcançar a sabedoria e a iluminação.
Em resumo, a frase "Como acima, assim abaixo" é uma máxima que expressa a correspondência entre o mundo físico e o mundo espiritual, e que é frequentemente associada ao hermetismo e à alquimia, mas não é originária do Oráculo de Delfos. O Oráculo de Delfos é conhecido pela frase "Conhece-te a ti mesmo", que enfatiza a importância do autoconhecimento.
Assinar:
Postagens (Atom)